Plano de Governo – Turismo

Plano de Governo – Turismo

Continuando com nossa explicação detalhada sobre o Plano de Governo, a pauta dessa vez é o Turismo, atualmente a principal fonte de renda da cidade. Sendo assim, essa pauta para Garopaba, em comparação com outros municípios, se torna ainda mais importante.

Pensando nisso, essa publicação tem com objetivo explicar, sem enrolações, as ideias por trás das propostas do Plano de Governo para o Turismo de nossa cidade.

Importância

Principal eixo econômico da cidade, o turismo ainda não é explorado da forma devida. Um programa de turismo anual, aproveitando todas as características de nossa cidade de uma forma otimizada e sustentável, é uma necessidade que vem se arrastando ao longo dos anos.

Propostas

Vamos então aos itens do Plano de Governo que abordam o Turismo:

1) Estabelecer metodologias visando promover o turismo anual na cidade

O turismo sazonal, ou seja, apenas de verão, gera uma série de problemas na gestão em geral. Isso vai desde a superlotação e falha na estrutura da cidade na alta temporada, até a falta de apoio aos comerciantes durante a baixa temporada.

Estabelecer um programa que incentive o turismo anual, desde um calendário de eventos atrativos até a divulgação dos inúmeros formatos de turismo de nossa cidade, pode favorecer uma evolução nesse meio.

Turismo | Day One Intercâmbios™
2) Valorizar os pontos turísticos que não dependem diretamente do verão

Nem tudo são praias, e o morador da cidade sabe muito bem disso. Ocorre que, muitas vezes, o turista não tem esse mesmo conhecimento, restringindo Garopaba a uma cidade de belas praias, um balneário.

O turismo nos bairros, divulgando a cultura local, desde os alambiques até a Gruta da Vigia, por exemplo, permite ampliar nossa oferta ao turista, qualificando assim a exploração dessa atividade econômica.

Engenho de Farinha e Alambique - Vô Zeca. - Home | Facebook
3) Criação de um Centro de Eventos/Convenções

Para melhorar o calendário de eventos, trazendo mais possibilidades para a cidade, nada mais útil do que Garopaba possuir um espaço adequado para isso.

Do mesmo modo que o Centro de Cultura pode servir como eixo cultural de histórico de nossa cidade (como abortamos na publicação sobre esse tema), um Centro de Eventos serve para viabilizar muitos acontecimentos viáveis e necessários, que muitas vezes não se concretizam por falta de um lugar adequado.

4) Apoiar e buscar investimentos nos setores do comércio que dependam do turismo

Rede hoteleira, gastronômica, prestadores de serviços, comerciantes, todos com a mesma necessidade: Serem ouvidos! Além do turismo sazonal ser um real problema em nossa cidade, deixar de apoiar que atua na área é condenar o próprio município à bagunça.

Reforço novamente a necessidade uma comunicação aproximada entre poder público e a população, o que inclui os empresários da cidade.

5) Identificar trilhas da cidade, melhorando pontos de acesso e informação

Ainda dentro da abordagem sobre a ampliação da gama turística, as trilhas merecem uma atenção especial. Muitas vezes perdem-se caminhos históricos, destruídos por loteamentos ou cercas, em atitudes que não podem ser autoritárias a esse ponto.

Pela falta de controle, aos poucos esses caminhos vão se perdendo e, além da questão histórica, a cidade perde uma alternativa sustentável de turismo.

Aventure-se nasTrilhas a Machu Picchu, viva o que a vida reservou a você!
6) Melhorar a estrutura básicas das praias da cidade

Se a preciosidade de Garopaba são as praias, nada mais sensato do que cuidar delas. Levar com a barriga, na esperança que tudo vai ficar bem, pode trazer consequências drásticas em um futuro cada vez mais próximos.

Essa atenção vai muito além de lixeiras ou banheiros. Preservação da faixa de areia, fiscalização dos dutos de esgoto clandestinos, até o apoio ás iniciativas que limpeza das praias, são medidas simples que podem e devem ser tomadas.

Garopaba - Guia de Viagem, Dicas de passeios e Hospedagem
7) Mapear e catalogar os atrativos da cidade através de um inventário turístico

Imagine o turista chegando em Garopaba pela primeira vez. Passando pelo portal, recebe um mapa turístico de nossa cidade, informando desde as praias, trilhas, pontos de visita, até serviços essenciais, como pousadas ou táxis.

Em sua moradia, de forma simples e prática, ter acesso a um guia capacitado que o levará a conhecer uma cachoeira, um paredão, a gruta do Centro Histórico.

Um inventário bem montado faz parte de um modelo inteligente de fazer turismo, preservando o meio ambiente e definindo de uma vez Garopaba como uma cidade turística.

Servicios De Turismo, HD Png Download - kindpng
8) Dinamizar as ações dos centros de atendimento ao turista

Servir como ferramenta de auxílio ao turista, e não como um simples depósito de materiais. O CAT – Centro de Apoio do Turismo – deve ser remodelado para um formato que realmente funcione.

Pensar de forma inteligente para investir da maneira correta o dinheiro público, do pagadores de impostos, ou seja, dinheiro do povo.

9) Criar a rota do Cicloturismo de Garopaba

O número de ciclistas em nossa cidade só aumenta. Além da prática de esportes, o Ciclismo pode servir como uma importante ferramenta para o turismo da cidade.

O cicloturismo pode ser organizado através da identificação de caminhos, integrações com sistemas automatizados, tudo visando melhorar essa atividade crescente em Garopaba.

LOBI - Cicloturismo e Turismo de Aventura

O turismo em nosso município merece uma atenção especial. Ele deve ser pensado de maneira sustentável e inteligente, criando uma maior gama de alternativas e qualificando o turista que ver conhecer a nossa cidade. Além disso, tudo isso deve ser pensado respeitando os moradores locais, que convivem na cidade no ano todo, que escolheram Garopaba para viver.

Nas próximas publicações vamos debater sobre outros tópicos do nosso Plano de Governo. Agradeço pela sua leitura, por acompanhar o blog, e lhe convido a deixar o seu comentário, colocando sua opinião sobre as questões debatidas.

Compartilhe esse material para chegar em mais pessoas. Não se esqueça: VOCÊ FAZ PARTE DA MUDANÇA!

Me acompanhe nas redes sociais.

Facebook: /juniorabreubento
Instagram: @juniorabreuoficial 
Youtube: Junior Abreu

Veja também:

TBTreta – Resumo de Mandato

Junior Abreu

Junior Abreu

Formado em administração pela UNIVALI. Quinze anos de experiência no setor lotérico. Vereador na 14ª Legislatura (2017-2020). Prefeito Municipal de Garopaba (2021-2024).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.