Plano de Governo – Educação

Plano de Governo – Educação

E seguimos com nossa série de publicações explicando de forma bem simples e objetiva todos os tópicos do nosso Plano de Governo. Na publicação anterior foram detalhados os itens envolvendo a área de gestão. Clique aqui caso você ainda não conferiu esse material.

Nessa publicação vamos explicar cada item sobre Educação, uma das bases de qualquer cidade.

Importância

O que será de nosso futuro sem a educação, sem ensinar as nossas crianças a serem adultos responsáveis e íntegros? Educar a população é o que nos garante um futuro de qualidade. Valorizar essa área tão importante é essencial na gestão pública.

Propostas

Vamos aos itens citados em nosso Plano de Governo. Ao todo, elencamos sete propostas para essa área:

1) Fomentar a Educação Especial no município

Um dos grande problemas em nossa cidade, com relação à educação, é a atenção aos Pcd – Pessoas com Deficiência. A questão da inclusão é uma bandeira que sempre defendi durante minha atuação como vereador, e não poderia ser diferente no Plano de Governo para a majoritária.

É necessário dar uma maior atenção a essas pessoas, assim como aos profissionais que atendem nessa área. Capacitar, valorizar, criar programas de incentivo, preparar um ambiente ideal para que a educação funcione como deveria.

Calculadora de Cota de PCD | Fundação Mudes
2) Aumentar as métricas de bom desempenho da rede pública municipal

Vale ressaltar o bom desempenho que a educação básica de Garopaba obteve no último IDEB, com um dos maiores índices do estado. Porém, isso não significa que devemos parar com os investimentos. Tudo pode evoluir ainda mais.

O período pós-pandemia será fundamental, pois irá tratar do retorno das aulas presenciais. Manter o alto nível de desempenho escolar será um grande desafio.

3) Mapear necessidades pontuais, reforçando a estrutura e mantendo o funcionamento

A distribuição de verba para investimentos nas escolas municipais é muitas vezes desigual. Enquanto uma escola recebe frequentes manutenções, outra sofre com a escassez de materiais e até problemas de infraestrutura.

É necessário, portanto, aproximar a comunicação entre as escolas municipais e a gestão pública, utilizando de dados para otimizar os investimentos.

Tindin Educação Financeira Infantil | Para Escola
4) Capacitar os profissionais da educação de forma frequente

A capacitação é essencial e, muita vezes, pedida pelos próprios profissionais. Deixar os colaboradores dessa área parados no tempo pode causar uma reação muito complicada.

Nosso Plano de Governo aborda sobre um programa frequente de reciclagem, mantendo os profissionais, desde diretores até merendeiras, sempre a par das mais recentes qualificações. Cursos de gestão escolar até Libras (linguagem de sinais). Capacitar e valorizar, a chave para um bom funcionamento do serviço público.

5) Estabelecer programa de combate à evasão escolar

Pouco se vê na cidade sobre a questão do combate à evasão escolar, vital na construção de uma sociedade desenvolvida. A Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, deve manter programas de redução da evasão escolar, trazendo as crianças de volta para as salas de aula.

O cerne dessa situação é identificar o motivo da evasão e resolvê-lo. Trazendo a criança de volta para a escola, dando oportunidades para evoluir naquele meio, ela se torna uma pessoa melhor e a cidade ganha melhores cidadãos. Todos saem ganhando.

Evasão de alunos: 5 ideias para sua escola diminuir o número | Software GEO
6) Incentivar iniciativas para atividades complementares nas escolas

As atividades complementares já se mostraram um sucesso. Atraídas pelos projetos ofertados pela escola, a criança pode permanecer o contra-turno em ambiente escolar, praticando esportes ou fazendo cursos de sua preferência.

Ampliar programas desse tipo, oferecendo uma maior grade de possibilidades aos estudantes, é uma ótima alternativa para construir pessoas mais instruídas.

7) Fomentar programas de incentivo à leitura e interpretação textual

Outro típico tema que é fundamental, porém deixado um pouco de lado nas propostas de governo. Projetos de leitura, assim como de interpretação de texto, são vitais para a educação da população. Não somente das crianças, mas também para donas de casa, trabalhadores, aposentados e tantas outras pessoas que nunca tiveram a oportunidade de aprender a ler ou escrever.

Iniciativas como a construção de uma Biblioteca Municipal, assim como as Casas de Leitura, estão em nosso Plano de Governo para auxiliar nesse ponto, aproximando os programas de leitura e interpretação textual da população. Uma sociedade mais instruída toma melhores decisões.

Imagens Leitura | Vetores, fotos de arquivo e PSD grátis

A educação é o setor que mais recebe recursos estaduais e federais. Falta de verba não é o problema. O grande desafio é saber gerir os investimentos, direcionando para as áreas necessárias.

Nas próximas publicações vamos debater sobre outros tópicos do nosso Plano de Governo. Agradeço pela sua leitura, por acompanhar o blog, e lhe convido a deixar o seu comentário, colocando sua opinião sobre a questão da educação em nossa cidade.

Compartilhe esse material para chegar a mais pessoas. Não se esqueça: VOCÊ FAZ PARTE DA MUDANÇA!

Me acompanhe nas redes sociais.

Facebook: /juniorabreubento
Instagram: @juniorabreuoficial 
Youtube: Junior Abreu

Veja também:

TBTreta – Resumo de Mandato

Junior Abreu

Junior Abreu

Formado em administração pela UNIVALI. Quinze anos de experiência no setor lotérico. Vereador na 14ª Legislatura (2017-2020). Prefeito Municipal de Garopaba (2021-2024).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.