Vai enterrar aonde? – #TBTreta

Vai enterrar aonde? – #TBTreta

O tema debatido no TBTreta dessa semana é, apesar de polêmico, muitas vezes esquecido nos debates políticos. Muito comum se ouvir falar sobre saúde, educação, infraestrutura, porém pouco se fala sobre um problema crônico de nossa cidade, que vem se arrastando por muito tempo: O Cemitério Municipal.

A publicação dessa semana visa relembrar todos os momentos em que esse tema foi pauta de minha tribuna. Além disso, dos avanços que se obteve, praticamente deixando tudo de mão beijada para o Prefeito Municipal apenas executar.

Contextualizando

Se você não sabe do que estou falando, não tem problema. Faço aqui uma breve introdução. Garopaba possui apenas um cemitério, público, que está loteado em quase sua totalidade. A situação é calamitosa, ao ponto de não haver sequer os corredores para transitar. Para uma pessoa visitar a parte dos fundos do cemitério, se vê obrigada a passar por cima de outros túmulos. Enfim, um verdadeiro caos.

Fundos do Cemitério do Centro Histórico virou Lixão
Só quem entra no cemitério sabe a dificuldade de transitar por lá.

Em março de 2017, logo em meu terceiro mês como vereador, a Câmara Legislativa realizou uma sessão solene para homenagear algumas mulheres da cidade. Uma delas era a Dona Vanda. Ao utilizar da tribuna, ela fez questão de reforçar um pedido: “Cuidem do cemitério!”. Aquelas palavras ficaram e minha mente, tanto que não esqueci disso até hoje.

Em busca de informações

Realizei então a primeira tentativa de consulta junto ao Poder Executivo, pedindo informações sobre o que se planejava para o local, se existia algum plano de ação ou algo semelhante.

Os meses foram passando e os requerimentos permaneciam na gaveta. Em abril de 2018 novas cobranças foram feitas, porém a falta de retorno permanecia. Quando chegava alguma informação, era incoerente ou imprecisa, promessas ao relento, sem muita propriedade.

A situação continuava patinando e o Cemitério Municipal permanecia na mesmice.

Requerimento do PP pede informações sobre cemitério de Garopaba - RSC Portal

Começando pelo telhado

Em abril de 2018 finalmente chega uma matéria relacionada ao Cemitério Municipal na Câmara de Vereadores. Porém, para minha decepção, o projeto de nada falava sobre o cemitério, e sim sobre a regularização do serviço funerário. Minha reação na hora foi a mais natural possível: Vai enterrar aonde?

Explicações sobre o projeto do serviço funerário.

Ao invés de encontrar uma solução para o Cemitério Municipal, o Poder Executivo teimava em tentar regular o serviço funerário primeiro. Algo sem pé nem cabeça. A base de muito trabalho, o projeto acabou sendo retirado de pauta, porém retornou outras vezes. Aquela tentativa de ganhar no cansaço, técnica bem recorrente nos últimos anos.

De mão beijada

Uma de minhas grandes conquistas nesse mandato foi a alteração na Lei Orgânica que permitiu que os vereadores escolhesse o destino de 1% do orçamento, destinando para áreas que acharem necessárias. As emendas eram no formato impositivas, ou seja, seria obrigatório o investimento na área indicada.

Retorno sobre o investimento - ícones de o negócio grátis

Em parceria com os meus colegas da bancada Progressista, destinamos R$ 150 mil para manutenção ou construção do Cemitério Municipal. Com isso, a Prefeitura de Garopaba tem em seu caixa, no orçamento de 2020, esse valor destinado para o cemitério. Além disso, as emendas desse ano já garantem mais R$ 100 mil para o orçamento de 2021. Ou seja, dinheiro para investir não é problema!


Infelizmente o Cemitério Municipal sofre pela burocracia e falta de vontade do poder público. É a típica situação que só se entende o problema ao visitar o túmulo de um parente ou amigo, ao presenciar a precariedade que se encontra aquele local.

Fica a esperança que isso mude daqui pra frente, que algo seja feito para com isso. E a urgência para tal ação aumenta a cada dia. Como citado antes, dinheiro não é problema, falta apenas vontade para agir.

Deixe sua opinião nos comentários e faça parte do debate!

Não esqueça de compartilhar essa publicação com a #TBTreta.

Me acompanhe nas redes sociais.

Facebook: /juniorabreubento
Instagram: @juniorabreuoficial 
Youtube: Junior Abreu

Veja também:

TBTreta – Resumo de Mandato

Junior Abreu

Junior Abreu

Formado em administração pela UNIVALI. Quinze anos de experiência no setor lotérico. Vereador na 14ª Legislatura (2017-2020). Prefeito Municipal de Garopaba (2021-2024).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.