Recursos que chegaram – #TBTreta

Dentre tantas experiências que os últimos quatro anos me forneceram, uma delas foi o contato mais direto com o funcionamento de outros escalões da política. Na busca por recursos para a cidade, acabei conhecendo deputados, senadores e inúmeras outras pessoas do funcionalismo público.
Além disso, as viagens à Brasília me permitiram conhecer o tão famoso Congresso Nacional, além das outras construções da cidade planejada.

A publicação dessa semana do especial TBTreta, o resumo de mandato dos últimos quatro anos, aborda as conquistas nesse quesito, dos investimentos conquistados para o município.
Começando um passo atrás
O fato de fazer parte de um partido de oposição não ajudou nessa caminhada em busca dos recursos, muito pelo contrário.
Uma das primeiras percepções que tive, nessa caminhada visando trazer os investimentos para a cidade, é existe uma relação muito forte entre o partido do fornecedor e o partido que comanda o poder executivo.
Em outras palavras, é quase regra que representantes do partido do governo tenham maior facilidade em obter recursos. Mesmo assim, nada impede que partidos de oposição também conquistem seus vinténs.
A primeira vitória
As boas novidades começaram a aparecer já em agosto de 2017, no meu primeiro ano como vereador. Em um pacote destinado ao setor de saúde, o então deputado Jorge Boeira (PP), após o pedido da bancada, destinou R$ 189 mil para a área.

Existia, claro, uma certa preocupação em como seria esse trâmite, se o deputado acabaria prometendo algo que não seria cumprido. Até devido a isso, o anúncio no blog só aconteceu quando tinha-se a certeza absoluta do recurso, ou seja, no momento em que foi efetivado o repasse no Portal da Transparência.
Novos recursos
Em fevereiro de 2018 mais novidade. No pacote de aproximadamente R$ 1 milhão recebido pela prefeitura, advindos de emendas parlamentares, estavam inclusos repasse de deputados progressistas, resultado de novos pedidos realizados pelos vereadores do partido.

Esse repasse, em especial, foi de difícil identificação, onde a bancada do PP teve que protocolar um requerimento ao poder executivo questionando o planejamento para investir esse dinheiro. Mais um item para aquela tal gaveta.
Conhecendo Brasília
Tenho que admitir: Existia uma expectativa de minha parte, desde quando fui eleito vereador, em conhecer Brasília. Afinal de contas, pisar na capital do país, principal eixo político do Brasil, torna-se quase que um marco para qualquer político.
E isso ocorreu em março de 2018. Junto com meus colegas de bancada, fizemos uma viagem de três dias até a capital do país. Incontáveis foram os aprendizados. Desde os prédios visitados, gabinetes conhecidos, salas, corredores, tudo que abrange a cidade planejada.

Óbvio que o nervosismo era grande. Para um novato vereador, em seu segundo ano de mandato, andar em corredores com figurões da política nacional, que vivem aparecendo nas mídias globais, o nervosismo acaba sendo aceitável.
Acabei retornando para Brasília no ano seguinte. Já conhecedor das terras que iria desbravar, foi até possível organizar um cronograma melhor, com mais visitas, mais reuniões e afins.

Tais viagens proporcionaram mais algumas emendas do então Senador Espiridião Amin (PP), além da sua esposa e então Deputada Federal Ângela Amin (PP).
A busca por recursos é um ponto muitas vezes ignorado pelos vereadores, até mesmo pela população em geral. Foca-se muito na parte da fiscalização, o que extremamente importante, porém a captação de recursos também é um papel do vereador.
Estar em contato com deputados, representantes na Assembleia Legislativa, buscar recursos em Brasília, reforça ainda mais a importância de uma atuação forte e correta de cada membro que ocupa uma cadeira na Câmara de Vereadores.
Fico muito satisfeito em saber que, ao longo dos quatro anos em que ocupei tal cadeira, pude contribuir com recursos à nossa cidade, em investimentos mais que merecidos para a população.
Deixe sua opinião nos comentários e faça parte do debate!
Não esqueça de compartilhar essa publicação com a #TBTreta.

Me acompanhe nas redes sociais.
Facebook: /juniorabreubento
Instagram: @juniorabreuoficial
Youtube: Junior Abreu
Veja também: