E seguimos com nossa retrospectiva. Aliás, se você ainda não leu a primeira parte dessa publicação, não perca tempo. Clique aqui e confira tudo que rolou nos primeiros seis meses de 2019.

Bem, vamos ao que interessa. Seguindo com a nossa retrospectiva, vamos aos destaques dois últimos seis meses do ano, de Julho a Dezembro.

Julho

Esse mês foi um dos mais agitados do ano. Tudo isso porque foi protocolada a abertura de uma Comissão Especial para investigar a aplicação de valores arrecadados pela COSIP – contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública. A comissão especial foi aprovada e as investigações começaram.

Agosto

Foi realizada a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Especial criada para investigar a COSIP. Um evento aberto ao público, onde foram apresentadas todas as informações obtidas ao longo das investigações.

Apesar da ausência de todos os convidados a prestar esclarecimentos, as investigações avançaram e foi protocolado um pedido de abertura de CPI, com base nos resultados apresentados pela Comissão Especial. Tal pedido acabou sendo reprovado pela maioria dos vereadores na Câmara Legislativa.

Setembro

Passa a onda COSIP, a Diretora de Trânsito, Alessandra Diniz Gregório, foi convocada ao uso da tribuna para tratar de assuntos relacionados ao transporte público, como pontos de parada e tarifas do transporte.

Transporte público foi uma das pautas no segundo semestre deste ano.

Outubro

Este mês foi marcado pela debate sobre a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias. Na ocasião, realizei um levantamento acerca do assunto. No estudo, foram analisados os gastos previstos para cada pasta, valor separado para investimento na cidade, assim como o valor da dívida deixada para a próxima gestão, tudo isso visando criar uma explicação clara sobre este complexo projeto, que rege todo o orçamento da prefeitura municipal para o próximo ano.

O estudo completo foi publicado aqui no blog. Clique aqui para conferir na íntegra.

Novembro

Foi protocolado o Projeto de Lei 78/2019, que cria o cartão de identificação ao portador de TEA – Transtorno do Espectro Autista. Este projeto ainda está aguardando ser colocado em votação.

No mês de novembro duas convocações foram realizadas. O Diretor Administrativo da COSIP, Gilmar dos Santos Ferreira, esteve presente na sessão a fim de prestar esclarecimentos sobre o funcionamento da pasta, assim como questões gerais envolvendo o serviço de iluminação pública.

Já a Secretária de Saúde, Luciana de Abreu Corrêa, utilizou da tribuna para prestar esclarecimentos sobre os últimos investimentos realizados pela pasta, além de pontos envolvendo a abrangência da saúde na cidade e dos serviços executados.

Além disso, realizei junto com a bancada do Progressistas uma indicação (com o projeto de lei incluso) ao poder executivo, relacionado a um plano de incentivo para a construção de calçadas pelos moradores, permitindo o incentivo fiscal como benefício para tal ação.

Dezembro

Durante o último mês do ano as movimentações já são menores na Câmara Municipal. Mesmo assim, foi aprovado o projeto de lei encaminhado pelo Prefeito Municipal relacionado à iluminação do trevo do acesso sul da cidade, em uma parceria com a cidade de Imbituba. Além disso, algumas pautas polêmicas foram debatidas.

De resto, muitas sessões solenes!

Enfim, chegou ao fim a retrospectiva desde ano de 2019, que, como você pôde ler, foi bastante agitado.

Nem tudo foram boas notícias, claro, mas muitos foram também os aprendizados, de batalhas constantes frente ao cargo de representante do povo. E ao fim do meu terceiro ano como vereador, a expectativa é continuar trabalhando, sempre em busca do melhor para essa cidade que tanto amamos.

O próximo ano tende a funcionar de uma forma diferente, confesso. Em ano de eleições municipais as coisas não tramitam da mesma forma, muitas questões são trancadas e pautas engavetadas, visando não afetar a boa imagem daqueles que querem concorrer ao pleito. Vamos aguardar pelo que 2020 nos reserva.

Então, o que achou da retrospectiva? Deixe o seu comentário, ele é muito importante para este blog.

Me siga nas redes sociais. #juntosSomosMaisFortes

Facebook: /juniorabreubento
Instagram: @juniorabreuoficial 
Youtube: Junior Abreu


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.