Mais um fim de ano se aproxima, época perfeita para uma análise sobre esse ano que termina. Através dessa ação é possível levantar os pontos positivos, assim como os erros, buscando não repeti-los no próximo ano. Além disso, para quem sofre com memória curta, relembrar dos destaques do ano serve para refrescar um pouco, trazer a tona questões a pouco tempo atrás estavam na boca do povo.

Pensando nisso que essa publicação é destinada a uma retrospectiva do ano, onde vou levantar os principais destaques que foram pauta neste blog ao longo do ano. Nesta primeira parte, os acontecimentos de Janeiro a Junho, os primeiros seis meses deste ano.

Janeiro

Criada a Lei º 2159/2019, que permite a inclusão de pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista – no atendimento prioritário de Garopaba.

Além disso, teve a realização do 1º Jogo da Amizade, com a arrecadação de materiais pedagógicos e dez ventiladores para a APAE de Garopaba.

Entrega dos materiais para a APAE Garopaba.

Fevereiro

Foi de minha autoria uma Emenda à Lei Orgânica permitindo que os vereadores participem do orçamento através da indicação de investimento de 1,2% da arrecadação total. Com isso, no orçamento que foi aprovado no fim do ano, cada vereador pode escolher um área para destinar aproximadamente R$ 100 mil

Março

O principal tema durante este mês foi relacionado à obra de pavimentação da Rua Adílio Inácio de Abreu, no bairro Costa do Macacu. A obra sofreu com a desistência da empresa vencedora de licitação, o que atrasou mais ainda o término da obra, então várias cobranças foram necessárias para que a obra avançasse. Mesmo assim, pouco tempo após a finalização da obra, ela já apresenta vários problemas.

Foram muitas as cobranças relacionadas aos “produtos” utilizados na obra.

Também foi pauta neste mês o Projeto de Lei 83/2019, de minha autoria, que exigia a análise da Câmara de Vereadores antes de cada aumento das passagens do transporte público. Foi aprovado (e derrubado o veto), porém o prefeito acabou realizando um contrato de concessão pouco tempo depois, inserindo nele o valor das passagens. O projeto serviu para nada!

Além disso, teve a aprovação (e derrubada do veto) do Projeto 64/2019, que obriga os profissionais da educação a possuírem um curso de primeiros socorros. Devido ao recurso apresentado pelo prefeito municipal no Tribunal de Justiça, a lei só foi homologada em Novembro.

Abril

Atendendo ao requerimento enviado, o Prefeito Municipal foi à tribuna prestar esclarecimentos sobre alguns tópicos. Informou sobre a situação da Caixa D’água do Siriú, onde realizaria uma reunião com a diretora da CASAN no mesmo mês. Além disso, informou na ocasião que não existia qualquer previsão para que a obra fosse realizada. Pouco tempo depois, estourou a investigação da Polícia Federal sobre irregularidades em tal obra.

Além disso, neste mês ocorreu a aprovação de um importante projeto. O Projeto de Lei 06/2019, de autoria do vereador Guto (PP), obriga a publicação no site da prefeitura dos motivos da paralisação das obras na cidade. Até o momento, apenas da UPA está presente nessa página, e ainda com um texto bem resumido.

Também em abril ocorreu o lançamento do programa Vereador na Minha Rua, uma iniciativa do blog visando obter informações da população sobre as ruas em estado mais caótico na cidade. Todas as solicitações recebidas foram analisadas, onde as procedentes foram encaminhadas ao Poder Executivo através de indicações.

Maio

A principal cobrança no mês de maio foi relacionada ao Cemitério Municipal, onde foi encaminhado requerimento solicitando informações sobre o local, a situação do terreno localizado ao lado do local, assim como a existência de um eventual plano de ação para tal ponto. O requerimento não foi respondido!

Além disso, dois projetos de minha autoria foram aprovados. O Projeto de Lei 26/2019 permite aos idosos com dificuldade de locomoção que solicitem por telefone a vacinação em domicílio. Este projeto acabou sendo VETADO pelo Prefeito Municipal. Aliás, quem acompanha o blog com frequência sabe que veto não é novidade por aqui!

Já o Projeto de Lei 32/2019, que define diretrizes de atendimento para as pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista. Em outras palavras, o projeto trata sobre a distribuição de remédios, atendimento nos estabelecimentos públicos de saúde e até sobre a matrícula nas escolas do município para crianças que se enquadram nessa situação.

Também neste mês foi encaminhado requerimento cobrando um plano de ação acerca da ponte localizada no Siriú, tendo em vista a pavimentação de toda a via, onde a ponte tem apenas uma faixa.

Junho

Foram encaminhados vários requerimentos cobrando um posicionamento acerca da obra da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – do município. A obra de arrasta por muitos anos e é uma das grande preocupações da população. Mais um ano chegando ao fim, onde não podemos dizer a mesma coisa sobre essa obra.

Fonte: Prefeitura de Garopaba

O Diretor Administrativo de Projetos e Obras Públicas, João Manoel do Nascimento, foi convocação para o uso da tribuna, a fim de prestar esclarecimentos sobre as obras em andamento na cidade, assim como o planejamento para as futuras obras.


Ufa! Bastante coisa, não é mesmo? E olha que essa é apenas a metade de nossa retrospectiva.

Como você pôde ver, foram muitas as questões debatidas ao longo do ano, o que significa que pontos a melhorar em nossa cidade é o que não falta. Talvez o que falta é vezes é um pouco de vontade por parte daqueles que seguram a caneta.

O que você achou dessa primeira parte da retrospectiva? Deixe seu comentário, ele é muito importante para esse blog.

Em breve a segunda parte de nossa retrospectiva. Não perca!

Me siga nas redes sociais. #juntosSomosMaisFortes

Facebook: /juniorabreubento
Instagram: @juniorabreuoficial 
Youtube: Junior Abreu


2 comentários

maira · 16 de dezembro de 2019 às 21:00

Eu achei ótimo este informativo! E cada vez mais tenho cert que o povo merece mudança na gestão da cidade!

    Junior Abreu · 26 de dezembro de 2019 às 11:52

    Muito obrigado Maíra. Realmente mudanças são necessárias.
    A segunda parte da retrospectiva já está disponível. cliqui aqui e confira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.