DESABAFO! Eleições e suas decepções.

DESABAFO! Eleições e suas decepções.

Quem acompanha meu trabalho como vereador sabe que desde o início busco a transparência nas minhas atividades, estas de um representante eleito pela população de Garopaba. Mas por que estou iniciando essa publicação falando disso? Bem, nesse domingo participei pela primeira vez do processo eleitoral na função de vereador, o que muda completamente a forma de como tudo funciona.

Na votação deste último domingo (07/10) ficou evidente a continuidade do processo de renovação da política em geral, como nomes até então desconhecidos no cenário político, novas apostas e uma esperança de evolução da classe política.

Nessas horas me pergunto: Até quando os eleitores irão acompanhar essas novas promessas? Até quando irão debater nas redes sociais o trabalho do seu representante eleito, defendendo pontos de vista a rebatendo opositores?

O motivo de tantos questionamentos é devido ao que passei nessas últimas eleições, onde, ao pedir o voto para um deputado na qual via como um bom representante para a Assembleia Estadual, recebo como resposta, de uma grande maioria, o desconhecimento sobre todos os trabalhos que venho exercendo desde janeiro de 2017, onde iniciei as minhas atividades como vereador. Opiniões de eleitores que acreditaram e acompanharam o voto para vereador, porém simplesmente não possuem o menor desejo de saber o que está acontecendo, o que este representante está fazendo para a população.

renovacao-política

Tal falta de interesse por parte da população é o que acaba mais me decepcionando, pois torna-se muito fácil criticar e apontar as feridas de ações realizadas ou não realizadas, porém é praticamente impossível que as mesmas pessoas procurem saber o que realmente aconteceu, as fontes da informação, conhecimento pela causa. E isso acaba tornando a política uma questão cada vez mais complicada.

Pois bem, desabafo a parte, vamos falar para os interessados o que de destaque ocorreu nessas últimas sessões da Câmara Legislativa. Vamos lá:

  • Câmara Mirim: Projeto aprovado pelos vereadores, porém aguardando a sanção (ou veto) por parte do Prefeito Municipal. Um projeto importante, que visa levar o conhecimento sobre o sistema político para as crianças e adolescentes de nossa cidade.
  • Terrenos: Em tramitação na Câmara Legislativa encontram-se quatro projetos de desapropriação de terrenos no bairro Siriú. Enquanto três são relacionados à construção de uma caixa d’água da empresa CASAN para abastecer o bairro, o outro é relacionado a um terreno ao lado da ponte do Siriú, visando a construção de uma Praça Ambiental.
  • Orçamento 2019: A LDO, ou Lei de Diretrizes Orçamentárias, é o conjunto de regras que definem o tratamento dos recursos para a gestão do prefeito do próximo ano, ou seja, em que o nosso dinheiro pode ser aplicado (escolas, creches, estradas etc.). Na próxima segunda-feira o projeto vai para votação na Câmara de Vereadores em uma Sessão Extraordinária, onde tal projeto já teria passado anteriormente por uma Audiência Pública para discussão dos tópicos.
  • Equipamentos para crianças especiais: O projeto foi aprovado pelos vereadores, porém vetado pelo prefeito municipal. Ao ser colocado novamente em votação, o veto acabou sendo derrubado e a lei foi aprovada. O projeto visa a implantação de equipamentos para crianças especiais nas academias ao ar livre de nossa cidade.
  • Recursos APAE: Apesar de toda cobrança, a APAE deve continuar no próximo ano recebendo migalhas pelo belo serviço que presta para o município. Inúmeras cobranças já foram realizadas, mas o poder público simplesmente ignora tais pedidos. Mais um ato de ignorância que acaba afetando a população. Revoltante!!!
  • Tribuna: Na sessão do dia 03/10 fiz questão de fazer uso da tribuna, assim como do espaço de explicações pessoais, a fim de demonstrar alguns fatos em votação, assim como divulgar as últimas atividades da função. CLIQUE AQUI para ouvir o áudio da tribuna ou CLIQUE AQUI para ouvir as explicações pessoais.

E o que todos esses pontos levantados acima têm em comum? A participação quase que nula da população!! Um exemplo disso é que nos últimos meses a plateia presente durante as sessões não ultrapassa de quatro, cinco pessoas!

Até quanto vai a revolta da população, pedindo mudança, tão evidente nessas eleições para presidente? Espero que não termine após as eleições!

Acompanhe o trabalho do seu representante, questione, busque informações! Participe! Juntos Somos Mais Fortes!!!

Deixe sua opinião nos comentários, seja ela crítica, elogio, sugestão ou reclamação. Ela é muito importante para esse blog!!!

Próximas sessões (a partir das 20h):

  • Extraordinária: 15/10/2018 – Votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias)
  • Ordinária: 16/10/2018
Imagem de capa: Aílton Rodrigues (StudioR)
Junior Abreu

Junior Abreu

Formado em administração pela UNIVALI. Quinze anos de experiência no setor lotérico. Vereador na 14ª Legislatura (2017-2020). Prefeito Municipal de Garopaba (2021-2024).

2 comentários sobre “DESABAFO! Eleições e suas decepções.

  1. Junior bom dia, o desinteresse pela participação da população é porque suas poucas reenvindicacoes não são atendidas, dai perde-se o interesse em participar em se fazer presente. VCS sáo os FISCAIS dos atos do Prefeito, VCS foram eleitos para isso, assim sendo fiscalizem as obras começadas e não terminadas, fiscalizem as obras ja entregues em péssimas condições. Busquem saber quais as principais necessidades da população .. Com isso VCS teram a Populacao ao vosso lado. É tao pouco o que uma comunidade precisa. Mas pouco ou nada é feito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.